MARCA_O_CONTÁBIL.2

Anúncio

Dicas Para Conseguir Aumento Salarial

É normal que em algum momento os funcionários sintam a necessidade de iniciar uma conversa com o chefe para falar sobre um aumento salarial. Também é comum sentir-se inseguro, uma vez que o assunto é delicado se abordado sem um preparo. 

Portanto, é essencial saber como abordar da maneira correta, construir uma relação de autoconfiança e, acima de tudo, planejar com antecedência. Afinal, a resposta do seu chefe pode não ser conforme esperado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar algumas dicas sobre como conseguir aumento salarial e o que deve ser evitado no momento da conversa. Continue lendo e descubra mais sobre esse assunto.

Veja as dicas

Para alcançar seu objetivo com maior facilidade, esteja preparado para pedir um aumento de salário. Nos próximos tópicos, você vai conferir dicas sobre como abordar esse assunto com seu chefe. Confira!


Anúncio

Escolha o ambiente

É importante manter as conversas com seu chefe factuais e privadas. Isso fará com que você se sinta mais seguro no momento da conversa e evitará que outras pessoas interrompam você ou seu chefe. Por isso, o ideal é marcar uma reunião e ficar confiante.

Prepare argumentos

É essencial apresentar argumentos para sustentar o pedido de aumento salarial. Coloque-se no lugar do seu chefe e mostre as habilidades que o diferenciam dos demais e as realizações que você alcançou durante sua jornada com a empresa. 

Analise o mercado

A solicitação de um aumento em um momento de crise fará com que seu pedido seja rejeitado e mostrará que você não tem conhecimento da situação atual do ambiente em que trabalha. Portanto, verifique antes as condições atuais da empresa e o cenário como um todo.

Aumento compatível

Se você está pedindo um aumento salarial, recomendamos que negocie entre 5% a 20%, caso esteja compatível com a realidade da profissão e mercado. É claro que aumento menor que 5% não fará diferença, no entanto, acima de 20% é mais provável que seja rejeitada.

Outra opção é negociar benefícios de trabalho com a empresa para que o aumento seja mais benéfico para ambas as partes.

Busque capacitação

Um ponto extremamente importante que os gestores valorizam quando se trata de aumento salarial é o desenvolvimento profissional. Além de mostrar interesse, as qualificações ajudam no desenvolvimento de novas habilidades, aprender novas técnicas e muito mais.


Anúncio

Preparação para resposta negativa 

Vários fatores são capazes de influenciar a decisão do aumento de salário. Por isso, se a resposta não for a esperada, considere outras alternativas caso não queira continuar trabalhando sem o aumento. Talvez seja hora de começar a procurar novas oportunidades de trabalho.

O que devo evitar ao pedir aumento salarial?

Muitas pessoas têm dificuldade em solicitar um aumento no salário. Isso se deve a alguns erros cometidos durante a abordagem desse assunto. Confira nos próximos tópicos! 

Pedir aumento em pouco tempo de empresa

Não existe um momento ideal para pedir, isso porque a empresa normalmente precisa analisar os resultados desse funcionário para conceder esse aumento. No entanto, pedir um aumento muito cedo pode não ser visto positivamente pela administração. 


Anúncio

Antes de mais nada, é preciso ter uma relação de confiança para com a empresa e assim ser recompensado da forma que deseja.

Questões pessoais

Levantar questões pessoais ao solicitar um aumento é comum, mas a abordagem dessa forma pode ser prejudicial para seu pedido. Um aumento deve ser o resultado de seu trabalho, portanto, questões como empréstimos, carros e escolas e filhos precisam ser evitadas.

Fuga da faixa salarial do mercado

Um ponto a ser evitado é pedir um valor superior ao que é concedido pelos profissionais da área no mercado. Portanto, é fundamental fazer uma pesquisa para entender as condições atuais do mercado e qual remuneração é adequada para a função que desempenha.

Falta de justificativas 

Outro erro comum é pedir um aumento sem um motivo específico. Ter argumentos plausíveis é importante porque os gestores precisam refletir seu desempenho profissional no trabalho para que as negociações sejam bem-sucedidas.

Gostou deste conteúdo?

Ficamos contentes em poder auxiliar você nas melhores formas de pedir um aumento salarial. Caso tenha gostado deste conteúdo, acompanhe nosso site e veja mais novidades!

Recomendados para você