Na Índia, aproximadamente 360 milhões de pessoas vivem com menos de 56 centavos de dólar por dia, no entanto, está a ser implementado um programa, inspirado na bem-sucedida ideia de vários países de adotar programas ambiciosos para reduzir a pobreza da família indiana.
O programa tem como objetivo conceder um determinado valor às famílias pobres para que consigam viver em condições melhores. Semelhante ao Bolsa Família do Brasil, a iniciativa visa trazer aos cidadãos mais pobres do país uma qualidade de vida melhor.
Caso queira entender melhor sobre o programa, saiba que está no lugar certo. Continue a leitura deste artigo e veja mais detalhes sobre a versão do bolsa família na Índia!
Sobre o programa
Inicialmente, o programa vai atender cerca de 200 mil pessoas em 20 dos 640 distritos do país e aproximadamente 440 milhões de pessoas que estão em situação abaixo do marco da pobreza.
O dinheiro será enviado diretamente para a conta do beneficiário e o mesmo é obrigado a provar sua identidade através da biometria de retina e/ou autenticação de impressão digital.
Embora o programa tenha surpreendido muitos, tem aqueles que acreditam que a iniciativa foi um passo maior do que as possibilidades num país onde parte da população não está inserida no sistema bancário.
Alguns obstáculos são esperados em um experimento tão grande como esse, no entanto, são problemas que podem ser resolvidos pelo próprio interessado pelo benefício. A paciência é necessária, pois este é um movimento revolucionário para a população indiana.
A origem das verbas concedidas
O governo indiano informa que a origem das verbas concedidas para o programa será inicialmente de fundos gastos em outros programas sociais, como doações. Assim como o Bolsa Família, o objetivo de longo prazo é padronizar e unificar todos os programas sociais.
Com o intuito de eliminar intermediários que possam desviar os recursos, o governo está usando dados do projeto Aadhar, que visa dar à população uma identificação associada a impressões digitais e impressões de retina. Hoje, muitos indianos não possuem nenhum tipo de documento.
Como as pessoas veem essa iniciativa
Embora seja uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situações vulneráveis, algumas pessoas acusam o governo de forçar os pobres a se registrarem no projeto Aadhar sem tomar as medidas adequadas para proteger sua privacidade.
Também teve pessoas que expressaram preocupação com o fato de o governo estar dando os primeiros passos para abandonar o maior sistema mundial de distribuição de alimentos para os pobres.
Com isso, o membro da Comissão de Planejamento da Índia afirmou que ainda há uma árdua caminhada a ser feita antes que o programa se torne uma realidade.
Os esforços de verificação de identidade devem alcançar grande parte da população pobre da Índia e os vilarejos do interior devem receber infraestrutura bancária e acesso à Internet, que são raros hoje em dia.
O que achou deste conteúdo?
É sempre bacana estar a par da realidade de outros países e ver como cada dia que passa as coisas tendem a melhorar. Embora possa levar muito tempo para algo acontecer, se houver alguém se esforçando, saiba que está caminhando na direção certa para que algo seja bem sucedido.
Agora que você já conhece o bolsa família na versão da índia, que tal acessar nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades que preparamos para você? Lá é possível encontrar diversos conteúdos que serão úteis no seu dia a dia.
Dentre eles, estão assuntos sobre o mundo da tecnologia, dicas, tutoriais, benefícios, auxílios, curiosidades e muito mais para suas atividades diárias. Vale a pena conferir cada detalhe!