Os golpes relacionados à tecnologia estão se tornando cada dia mais comuns. Por isso, a principal dúvida de todos é como saber se teve o celular clonado e o que fazer nesses casos em que há tantas tentativas de fraude.
A clonagem de smartphones é um golpe que vem sendo praticado continuamente, uma vez que os celulares são um dos principais meios de obtenção de informações sobre indivíduos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a saber se teve o celular clonado e como se proteger.
O que é um celular clonado?
Como o nome já diz, os criminosos “clonam” linhas telefônicas e informações do celular de uma vítima para outro dispositivo. Isso pode ser feito via chip, código do dispositivo ou usando um aplicativo espião.
Desta forma, os golpistas podem acessar sua lista de contatos, senhas de redes sociais e mensagens pessoais. A partir dessas informações, é possível prosseguir para seu objetivo principal de clonagem de celular.
Os criminosos podem pedir dinheiro a parentes e amigos e se passar por você, pois vão estar ligando do seu número ou então usando seu WhatsApp. Pode levar dias ou até semanas até você perceber que seu telefone foi clonado.
Tipos de clonagem de celular
Existem diversas formas de clonar celular, abaixo você verá tipos mais comuns que vem sendo utilizado pelos golpistas e hackers.
- Clonagem de chip: os criminosos obtêm o número do celular e outras informações básicas e se passam por você para ligar para a operadora e solicitar a vinculação do número a um novo chip. Com isso, terão acesso a chamadas, sms, códigos de verificação, recuperar senhas e mais.
- Clonagem pelo IMEI (código do dispositivo): os criminosos reprogramam o dispositivo e enviam a ele um código de aparelho e um código de assinante habilitado. Isso permite que ele faça chamadas da conta do proprietário da linha.
- Clonagem com app espião: esse golpe geralmente é feito por alguém que tem acesso ao seu celular. Assim, quando instala o aplicativo em seu smartphone, todos os dados são enviados para o telefone do clonador.
Como descobrir se o celular foi clonado
Reunimos algumas orientações para ajudá-lo a se proteger e ficar à frente dos hackers. Existem várias situações que precisam ser consideradas para determinar se o dispositivo está clonado. Confira os fatores mais comuns para identificar a clonagem de celular.
- Mensagens e ligações: Mensagens ou ligações desconhecidas, números não identificados e barulhos estranhos durante as ligações indicam a presença de hackers em seu dispositivo.
- Consumo excessivo de dados: Se o uso de dados aumentar, verifique o consumo de cada aplicativo e se o mesmo estiver sendo mais consumido pode ser um golpe.
- Lentidão e travamento: Se o seu celular estiver lento ou travando, pode ser um aplicativo que os hackers usam em segundo plano.
- Celular descarregando rapidamente: Se esquentar mais do que o normal ou a bateria descarregar muito rápido, pode ser que outras pessoas o estejam usando ao mesmo tempo.
- Movimentações suspeitas: Verifique sua conta em busca de atividades estranhas, como registro de chamadas ou mensagens suspeitas e uso do celular fora do horário habitual.
Dicas para evitar celular clonado
Agora que você conhece os métodos mais comuns de clonagem, deve saber como se proteger em casos como esse e como sair dessa situação tendo os dados preservados. Veja nossas dicas a seguir!
Nossa primeira dica é que você instale um aplicativo de antivírus, pois as visitas a sites maliciosos costumam encher seu dispositivo de vírus e colocam seu smartphone em risco. Portanto, é importante remover o malware usando um programa antivírus.
A segunda dica é redefinir seu dispositivo móvel, pois a maioria dos celulares tem essa opção de redefinir para ficar com os ajustes de fábrica. Isso torna a atividade criminosa mais difícil e permite que você recupere o controle.
A terceira dica é não clicar em links e sempre desconfiar de correntes e grupos de Whatsapp com links que podem ser enviados de forma despretensiosa. Eles podem conter vírus e expor seu dispositivo a invasões criminosas.
A quarta dica é evitar fazer compras usando wifi público, isso porque dados e dispositivos podem ser vulneráveis a acesso e invasão por meio de conexões de rede.
Gostou deste conteúdo?
Agora que você conheceu tudo sobre celular clonado e como se prevenir, que tal adotar essas práticas para evitar que seus dados sejam invadidos por hackers? Não dê bobeira, fique sempre atento a todas as mudanças do seu celular. Acesse nosso blog para mais conteúdos como esse.