MARCA_O_CONTÁBIL.2

Saiba como consultar e resgatar os valores a receber do Banco Central

A plataforma do Banco Central para quem quer consultar recursos esquecidos em bancos e/ou instituições financeiras voltou a funcionar. O site do novo sistema é conhecido como Sistema de Valores a Receber e já obteve mais de 36 milhões de consultas no primeiro dia de funcionamento.

A estimativa é que haja cerca de 8 bilhões de reais em valores esquecidos, dentre eles, estão valores provenientes do encerramento de contas correntes ou poupanças que ficaram com saldo positivo, além de muitos outros fatores.

Use seu CPF ou CNPJ e sua data de nascimento ou data de abertura da empresa para verificar se você tem algum valor disponível. Vale destacar que o sistema faz a consulta imediatamente e se houver algum valor ele o informará.

Quer saber mais sobre esse assunto de valores a receber? Então saiba que está no lugar ideal. Neste artigo vamos te explicar com mais detalhes tudo o que você precisa saber. Siga a leitura e não perca nenhuma informação.

Sobre o Sistema Valores a Receber

Trata-se de um serviço prestado pelo site do banco central que permite verificar com seu banco ou instituição financeira se ficou algum valor esquecido na conta. Nesse caso, ele vai te instruir em como resgatar o valor.

As solicitações podem ser feitas através do site oficial do Sistema Valores a Receber. Nele é possível fazer consulta de recursos parados em conta corrente ou poupança que já foram encerradas. pode procurar recursos que estão configurados para contas correntes ou de poupança fechadas. Também se aplica a contas físicas e jurídicas.

A origem dos valores esquecidos

O banco central leva em consideração as seguintes fontes para que o resgate de valor seja realizado, confira a seguir:

  • Conta corrente ou poupança encerrada;
  • Cobranças indevidas ou obrigações de crédito;
  • Consórcios extintos;
  • Cotas de capital e distribuição de sobras líquidas de associados de cooperativas;
  • Um grupo de consórcio que não existe mais. 

Saiba como realizar a consulta

Para fazer a consulta, o usuário deve acessar o site do SVR e informar o CPF para pessoa física ou CNPJ para pessoa jurídica. Você também deve fornecer sua data de nascimento (para PF) ou a data de abertura de sua empresa (para PJ).

Quem tiver os valores a receber disponíveis no momento da consulta poderá confirmar o valor e solicitar a transferência a partir do dia 7 de março. Caso não esteja na data para receber, você pode encontrar as datas e horários para solicitar o resgate do saldo existente.

Vale destacar que as solicitações de resgates são agendadas de acordo com a sua data de nascimento ou abertura de sua empresa. Portanto, fique atento para não perder os prazos.

Saiba como resgatar os valores e prazos de pagamento

Primeiramente, você deve realizar o cadastro no site ou aplicativo do Gov.br. A conta Gov.br possui três níveis de segurança, sendo bronze, prata e ouro. O nível exigido para que você possa visualizar e solicitar o recurso é prata ou ouro.

Em seguida, na data e horário especificados, você deverá retornar ao site Valor a Receber e acessar o sistema por meio de sua conta cadastrada no Gov.br para visualizar o saldo existente e solicitar o resgate. 

Destacamos ainda que os valores serão creditados em até 12 dias úteis após a solicitação do resgate e será utilizado a chave Pix fornecida pelo usuário.

E aí, gostou de saber mais sobre esse assunto?

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender melhor sobre como funciona o processo de consulta e resgate de valores a receber de contas que já foram encerradas e que assim você possa garantir um dinheiro a mais no mês!

Para conferir mais conteúdos como esse, acesse nosso blog e fique a par de todas as novidades que preparamos semanalmente para você.

Recomendados para você

0

Preparando seu Artigo