PIB acima de 4,3% é previsto por economistas

Anúncio Publicitário

Após uma grande onda de pessimismo que veio acompanhada de um aumento recorde nos casos e mortes pelo coronavírus no nosso país, as coisas começaram a mudar. Para economistas, a previsão é de PIB acima de 4,3%.

pib acima de 4,3% é previsto por economistas
Veja também: Escola Kids | PIB acima de 4,3% é previsto por economistas

Nos primeiros meses deste anos, os bancos, corretoras, consultorias e casas de análises do mercado financeiro trataram de começar agora a fazer revisões sobre seu posicionamento e também sobre começar a estimar uma economia que funcionaria melhor do que acreditavam que este ano, 2021, pudesse ser capaz de entregar.

Por que um PIB acima de 4,3%?

Anúncio Publicitário

As pessoas que, antes, falavam muito sobre uma possibilidade de que tivesse uma nova recessão que haveria no primeiro semestre, já trataram de começar a retirar do negativo suas projeções sobre o PIB para o primeiro e o segundo trimestre, tudo isso enquanto os números que foram previstos para este ano estão sendo revisados para terem um resultado mais forte.

pib acima de 4,3% é previsto por economistas
Foto reprodução: iPED | PIB acima de 4,3% é previsto por economistas

Se as maiores partes das estimativas falavam sobre uma economia rastejante que iria crescer no máximo de 2% a 3%, isso há um mês, agora está sendo falada por muitos que poderá ter um crescimento que será capaz de ultrapassar os 4%.

 O que está por trás de toda essa trégua é uma leva de quarentenas que saíram com alguns efeitos menos sobre as atividade que tiveram no ano passado, os resultados prévios dos setores como a indústria e comércio que foram melhores do que o esperado, mas também houve uma injeção bilionária de recursos que está sendo inserida no país por uma via pelo setor agrícola e exportadores commodities, e alguns dos produtos básicos cujos os preços no mercado internacional não param de subir.

Um exemplo de quem fazia boas previsões para esse ano, foi o banco BTG Pactual que falou sobre o crescimento de PIB acima de 4,3% para esse ano, isso antes de terem atingido os atuais 3,5%.

Quem também vai na mesma onda é o Credit Suisse, que projeta a alta de 4%, 0,4 ponto porcentual a mais que a projeção feita anterior aos 3,6%.

pib acima de 4,3% é previsto por economistas
Foto reprodução: Guia do Estudante | PIB acima de 4,3% é previsto por economistas

“Dados econômicos suaves em abril já reforçaram um cenário das medidas de distanciamento social adotadas ao longo do mes”, foi o que a equipe do banco, da área econômica, escreveu em um relatório recente para seus clientes.

Na XP Investimentos revisão feita pulou de 3,2% para 4,2%, isso por conta de “um ambiente externo (que) voltou a ficar positivo para as economias emergentes”, junto dos juros globais abaixo e as commodities em alta, e também de uma economia doméstica resiliente que mesmo “em meio a uma piora que da pandemia e uma redução de atividade”, diz o relatório de Caio Megale, um economista-chefe.

Na média do mercado financeiro, que é semanalmente acompanhada pelo Banco Central através do Boletim Focus, há 4 semanas as previsões para o PIM de 2021 vêm crescendo e hoje já estão em 3,45%. Este número, há um mês, estava em 3%.

Com o isolamento fraco, a economia vêm melhorando

Anúncio Publicitário

“Quase tudo no primeiro trimestre foi mais forte do que o esperado”, disse Alberto Ramos, diretor do grupo de pesquisas econômicas para a América Latina do Goldman Sachs, ao CNN Brasil Business.

O IBC-Br, dado do Banco Central que tem o trabalho de calcular a atividade mensal e que também serviu de previsão para o PIB acima de 4,3%, mostrou na semana passada uma queda bem mais leve do que se esperava para março, que aconteceu quando o comércio fechou em meio ao aumento absurdo de casos e com os hospitais no seu limite.

“As restrições deste ano tiveram um impacto menor sobre a economia e a circulação do que o que vimos no segundo trimestre do ano passado”, disse Júlia Gottilieb, a economista que faz parte da equipe de análises do Itaú Unibanco.

Veja também: A diferença de empresas onshore e offshore, ou porque você pode ter um score alto e ainda assim não conseguir crédito.

Ano passado o PIB teve uma queda histórica entre abril e junho, todo o primeiro trimestre do ano que foi atingido pela pandemia, ele teve uma queda impressionante de 9% de uma vez.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
ocontabil

O Contábil é um blog do Grupo Azarod focado em dicas pessoais e empresariais.

O Contábil 2021 | Esse é um website do Grupo Azarod