Entenda melhor o processo de notas fiscais pelo MEI através de 3 dicas

Anúncio Publicitário

Hoje vamos ajudar a entender melhor o processo de emitir notas fiscais pelo MEI. O MEI, Microempreendedor Individual, é uma forma que o governo Federal encontrou para facilitar a vida do microempreendedor. Ele pode ser usado para várias coisas, como emitir notas fiscais pelo MEI, porém muitas pessoas não entendem muito bem sobre.

E para ajudar essas pessoas, preparamos essa matéria para mostrar tudo que pode ser feito para o processo de notas fiscais pelo MEI. Além dos casos em que ela deve ser emitida. E você pode conferir tudo lendo a metéria completa.

Quando você deve emitir notas fiscais pelo MEI

Anúncio Publicitário

Muitos microempreendedores que usam o MEI não entendem algumas coisas, como, por exemplo, quando as notas fiscais devem ser emitidas obrigatoriamente.

entenda melhor o processo de notas fiscais pelo mei através de 3 dicas
Entenda melhor o processo de notas fiscais pelo mei através de 3 dicas

E isso acontece por diversos motivos que não cabem aqui. Contudo, é muito fácil saber quando você tem e quando é opcional emitir a nota fiscal.

Com o MEI, você é obrigado a emitir a nota em casos onde está está lidando com pessoas jurídicas, empresas. Quando está prestando algum serviço ou venda a essa modalidade.

Em caso de pessoas físicas, você não tem a obrigação de emitir a nota fiscal, mesmo que o cliente a peça. Então fica a seu cargo decidir se irá emitir ou não.

Que notas é possível emitir com o MEI

Anúncio Publicitário

Existem algumas opções diferentes de notas fiscais que você pode emitir. Como emitir notas fiscais pelo MEI, e suas diferenças, dentre as principais estão:

NF-e: essa é a nota fiscal eletrônica. Ela deve ser utilizada no caso de venda ou industrialização. E, como dito anteriormente, elas só são obrigatórias em caso de venda para outra empresa, e não para pessoas físicas.

NFS-e: a nota fiscal de serviço eletrônica. Diferente da anterior, essa não deve ser utilizada para as vendas, mas sim para quando você prestar serviços, e precisar de uma nota fiscal sobre isso.

LEIA TAMBÉM: Cashback: 4 dicas para receber mais

CT-e: conhecimento de transporte eletrônico. Como o próprio nome já diz, essa é a nota fiscal que deve ser utilizada para o caso de prestação de serviço de transporte.

Contudo, não basta somente ser um serviço de transporte, há alguns outros requisitos. E esses requisitos são que a viagem seja interestadual ou intercidades.

Como emitir essas notas

Anúncio Publicitário

Para emitir as notas fiscais eletrônicas, é muito simples o que precisa ser feito. Você apenas precisa abrir uma conta no site da fazenda e se registrar para isso no lugar indicado.

Mas as coisas mudam um pouco quando a nota fiscal é a de serviços. Para ter acesso a ela, você deve ter um cadastro que é liberado pela sua prefeitura, através de uma conta municipal que você terá de criar.

Tendo isso, você apenas precisa logar na plataforma disponível no site do governo e, por lá, realizar a emissão da nota fiscal que se encaixe dentro do que você precisa.

Caso queira tudo ainda mais rápido e fácil, você também pode contratar um emissor para a sua empresa. E, assim, tudo se torna muito mais simples de se fazer.

E tudo que faz parte da modalidade eletrônica será entregue de forma digital para o cliente de sua empresa. Seja para o número de celular, e-mail ou outras formas. Assim, não há a necessidade de se ter vários papéis.

O que achou de nossas dicas sobre as notas fiscais no MEI?

Anúncio Publicitário

conta para a gente nos comentários, e também diga como foi sua experiência com o MEI, e o que você faz para deixar tudo mais fácil e simples.

Assim, você estará ajudando outros microempreendedores que estão entrando no meio disso sem saber muito bem como funciona.

E também não esqueça de conferir nossas outras matérias disponíveis aqui no site, que podem ser muito úteis para que você tenha uma vida financeira mais saudável. Como no caso de contas digitais, que você pode conferir nosso top 3 clicando aqui.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
ocontabil

O Contábil é um blog do Grupo Azarod focado em dicas pessoais e empresariais.

O Contábil 2021 | Esse é um website do Grupo Azarod


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocontabi/public_html/wp-includes/functions.php on line 4979

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocontabi/public_html/wp-includes/functions.php on line 4979