Empresas Onshore e Offshore: Qual a diferença entres elas?

Anúncio Publicitário

O mundo dos negócios é algo muito complexo. Com diversos termos e nomenclatura, muitas pessoas acabam se perdendo. Como, por exemplo, empresas onshore e offshore.

Você sabe o que significam esses dois termos? A que tipo de empresas eles se referem? Caso a resposta seja não, continue lendo esse artigo até o fim para entender um pouco mais sobre esse mundo.

Empresas onshore e offshore

Anúncio Publicitário

Como você pode imaginar, elas são empresas antônimas. Então, é claro que existe uma grande diferença entre as duas.

E é isso que iremos explicar neste artigo. Mas caso você entenda inglês, já deve ter uma boa noção do que pode ser, mesmo antes de começar a ver sobre.

Empresas onshore

Anúncio Publicitário

Então, vamos primeiro a elas. Se você traduzir onshore, verá que significa “em costa”. Ou seja, essa modalidade de empresas se refere aquelas que estão em seus territórios nacionais.

empresas onshore e offshore: qual a diferença entres elas?
Foto reprodução: PrevConsulting | empresas onshore e offshore: qual a diferença entres elas?

Por exemplo, se um brasileiro abre uma empresa no Brasil, ela é uma empresa onshore. O que significa que ela está sob as obrigações fiscais brasileiras, assim como qualquer outra empresa daqui.

Muitas vezes essas empresas conseguem descontos fiscais e várias outras coisas, que servem de incentivos para que permaneçam como empresas onshore, e não saiam para algum outro país.

Empresas offshore

Anúncio Publicitário

Como o contrário de empresas onshore, as empresas offshore são aquelas que não estão no seu país de origem. Ou seja, são o completo oposto da primeira que apresentamos aqui.

Esse tipo de empresa pode gerar diversas vantagens para as pessoas que as têm, e igualmente para os investidores.

empresas onshore e offshore: qual a diferença entres elas?
Foto reprodução: PrevConsulting | empresas onshore e offshore: qual a diferença entres elas?

Isso porque, quando uma empresa vai para outro país, ela tem outras obrigações fiscais. Afinal, ela tem centenas de outros países que podem lhe oferecer taxas e incentivos diferentes.

O mais comum é que essas empresas estejam em países que têm baixas tributações, e algumas vezes até mesmo não as têm.

Para os investidores, alguns países oferecem a chance, por exemplo, de que eles sejam anônimos. O que se torna uma grande vantagem para muitas pessoas.

É ilegal ter uma empresa offshore?

Anúncio Publicitário

Muitos pensam que isso é algo ilícito, e tem medo de tentar fazer alguma coisa desse tipo. No entanto, esse pensamento está completamente equivocado.

Não tem nada de errado em ir para um lugar onde você terá menos tributações e obrigações. É algo totalmente legal, porém é um processo que por vezes é complicado.

empresas onshore e offshore: qual a diferença entres elas?
Foto reprodução: Portal N10 |empresas onshore e offshore: qual a diferença entres elas?

Tudo vai depender do país para o qual você deseja transferir a sua empresa, já que a quantidade de burocracia é muito relativa. Mas não é algo impossível, tendo um conhecimento prévio, e talvez a ajuda de um profissional, você pode conseguir sem muitos problemas.

Mas realmente existem casos onde algumas pessoas usam disso para criar irregularidades. Como é o caso de empresas de fachadas. Nesses casos aí realmente essa prática se torna criminosa.

O que achou de nosso sobre empresas onshore e offshore?

Anúncio Publicitário

Conta pra gente o que você achou do nosso artigo, e se ele lhe ajudou a compreender a diferença entre esses dois tipos de empresas.

E claro, se você gostou, também não deixe de conferir outros artigos que temos à sua disposição em nosso site!Como, por exemplo, esse sobre o pagamento pelo Whatsapp com o cartão Nubank, ou esse sobre o deputado Kim Kataguiri investindo em bitcoins por desacreditar de moedas nacionais.

Por último, compartilhe o nosso conteúdo com seus amigos. Assim, você nos incentiva a continuar produzindo mais e mais.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
ocontabil

O Contábil é um blog do Grupo Azarod focado em dicas pessoais e empresariais.

O Contábil 2021 | Esse é um website do Grupo Azarod