Se você está sentindo insônia todas as noites é hora de começar a se preocupar e rever seus hábitos. A falta de sono pode afetar diretamente a qualidade de vida, fazendo com que você perca o foco nas atividades diárias e tenha alterações no humor.
Além disso, não dormir bem pode ocasionar problemas de saúde, como alterações no apetite, desenvolvimento de estresse, ansiedade e comprometimento da memória. Portanto, para dormir bem, é importante desenvolver hábitos para regular o sono e atingir as fases de relaxamento profundo.
Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas que podem ser fundamentais para você adotar e assim, ter uma qualidade de sono melhor e acordar com mais disposição para as atividades que for desempenhar.
Saiba como dormir melhor
Os conceitos básicos para ter uma qualidade do sono podem ser aplicados por praticamente qualquer pessoa e oferecem os mesmos benefícios, mesmo com ajustes específicos para favorecer o sono de cada pessoa.
Desta forma, reunimos algumas dicas para que você possa garantir a qualidade de sono todas as noites. Vale destacar que não há regras, você deve seguir o que for melhor para o seu corpo.
Determine horários para dormir e acordar
A primeira dica para obter um sono reparador e ininterrupto todas as noites é seguir um cronograma de horários. O ideal é que você durma e acorde no mesmo horário todos os dias, até mesmo nos finais de semana.
Dessa forma, o cérebro e o corpo conseguem entender a necessidade de rotina e descanso em um determinado período, tornando os momentos de sono mais leves e proveitosos. No entanto, não tente mudá-los de uma vez. Faça pequenos ajustes até se habituar com a nova rotina.
Priorize o sono
A decisão de diminuir o tempo de sono para exercer outras atividades como trabalhar, estudar ou ir a um evento é natural e acontece com todo mundo de vez em quando.
No entanto, o sono é algo que deve ser priorizado todos os dias. Quanto mais bagunçado for os seus horários de sono, mais difícil será ter uma qualidade de sono.
Tenha uma rotina
Quando temos uma rotina e nos preparamos antes de dormir, isso determina maior facilidade para adormecer, pois seguimos os mesmos passos todas as noites. O simples fato de vestir o pijama e escovar os dentes reforça a sensação de que é hora de ir para a cama.
Para ajudá-lo a ter uma qualidade de sono, também é possível adotar técnicas de relaxamento antes de dormir, como meditação, escutar músicas que transmitam tranquilidade, fazer alongamentos leves ou ler livros.
Evite dormir durante o dia
Geralmente, as crianças menores de 5 anos precisam ter uma rotina de dormir à tarde, já para os adultos, isso se torna desnecessário e pode interferir no sono noturno. Por isso, é melhor evitar cochilos de mais de 30 minutos e optar por um descanso breve no início da tarde.
Prepare o local de dormir
O ambiente que vai dormir deve ser propício para favorecer o sono. Sendo assim, é importante ter colchões, travesseiros e roupas de cama adequados, usar pouca ou nenhuma iluminação, desligar todos os aparelhos que possam causar ruídos e ajustar a temperatura para ficar confortável.
Tenha uma alimentação saudável
É importante determinar um horário para jantar que não seja perto da hora de dormir e optar por uma refeição leve durante esse horário para evitar desconfortos. Recomendamos também, que você evite consumo a noite alimentos estimulantes que contenham cafeína.
Evite o uso de eletrônicos
A luz dos dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, televisores e computadores, pode impactar nos processos naturais que promovem o sono e estimulam o cérebro a mantê-lo acordado.
Recomendamos desconectar-se do mundo digital de 30 a 60 minutos antes de dormir e ajustar as configurações para reduzir ou filtrar a luz da tela se precisar usar o dispositivo à noite.
Reserve a cama apenas para dormir
Reserve o uso da cama apenas para dormir e, claro, para as relações íntimas, pois elas ajudam a estabelecer uma conexão entre o local e o sono na mente.
No entanto, tente não utilizar a cama para realizar outras atividades como por exemplo assistir um filme, pois isso estimula a memória cognitiva e fisiológica e prejudica o sono.
E aí, curtiu essas dicas? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades que temos preparado para você!