Como fazer o desenquadramento do MEI

Anúncio Publicitário

Muitas pessoas sonham em fazer o desenquadramento de sua empresa MEI para ME. Afinal, se você deseja que sua empresa cresça, é um passo importante para isso, e que não pode ser deixado de lado de forma alguma.

Contudo, muitas pessoas podem achar algo complicado, e talvez encontrem dificuldades no processo para isso. E não é para menos, já que tudo que envolve empresas possui uma grande burocracia envolvida, que, quando você não conhece bem, pode assustar.

Por isso, separamos um passo a passo para explicar o que é o desenquadramento do MEI, e como o que você deve fazer para obtê-lo.

O que é o desenquadramento do MEI

Anúncio Publicitário

Se você está lendo essa matéria talvez já saiba mais ou menos do que se trata. Porém, vamos explicá-lo para que não reste nenhuma dúvida quanto a isso, e você possa entender rapidamente.

O MEI, ou Microempreendedor Individual, é uma forma que o governo encontrou de facilitar a abertura de novas pequenas empresas. Assim, você tem impostos reduzidos e fixos, além de outras facilidades que podem lhe ajudar no começo do caminho de empreendedor.

Contudo, quando sua empresa começa a crescer, ter esse tipo de empresa começa a se tornar menos atrativo, e em alguns casos até mesmo inviável, já que o MEI conta com algumas limitações.

Como, por exemplo, um limite de renda máxima anual, de número de funcionários, de filiais e outros. Assim, se você tem o desejo de aumentar a sua empresa, precisa fazer o desenquadramento dela.

E, basicamente, o desenquadramento do MEI é o caminho para transformar sua empresa empresa de um Microempreendedor Individual em uma ME, ou Microempresa. Assim, você consegue ultrapassar as limitações.

Como realizar o desenquadramento

Anúncio Publicitário

O processo todo é bem simples e fácil de se fazer, e você não precisa comparecer em algum órgão do governo responsável, já que ele pode ser feito inteiramente pela internet.

E, para isso, você deve acessar o site do Simples Nacional, onde existe um local específico para realizar o processo de desenquadramento do MEI.

E quando você está lá, o resto é tudo muito simples. Você precisa apenas gerar o código de acesso de sua empresa, cadastrando alguns dados dela e de seu titular, como CPF e CNPJ.

Após colocar esses dados, você apenas deverá dizer o motivo pelo qual deseja o desenquadramento, e a data na qual precisa dele. Assim, seu processo será avaliado o mais rápido possível, e eles entrarão em contato após aprovar, ou não.

Contudo, em alguns casos, esse desenquadramento é feito automaticamente, se houver algum dos requisitos a seguir cumpridos pela sua empresa. São eles:

Mudar a natureza jurídica de sua empresa pra alguma diferente do MEI; ter em sua empresa alguma atividade econômica que não deveria existir em uma MEI; ter um faturamento superior ao máximo de uma MEI; ou abrir alguma filial.

Todos esses processos automáticos fazem parte de algo que ultrapasse os limites de uma MEI, assim, caso você tenha ultrapassado algum, será ainda mais fácil o desenquadramento.

Você conhecia esse processo?

Anúncio Publicitário

Conte para a gente nos comentários, e diga o que achou de nosso passo a passo para realizar o desenquadramento de sua empresa.

Também compartilhe de suas experiências com esse processo, caso já tenha feito, ou tenha usado a nossa matéria para conseguir. Pois assim, você ajudará outras pessoas que também precisam realizar esse processo e encontraram alguma dificuldade.

Por fim, caso você queira realizar o desenquadramento de sua empresa através do site do site da Receita Federal, o Simples Nacional, pode clicar aqui que você sera redirecionado direto para a aba específica para fazer isso.

E não esqueça de conferir nossas outras matérias para ter apoio em sua empresa, ou ter uma vida financeira mais saudável.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
ocontabil

O Contábil é um blog do Grupo Azarod focado em dicas pessoais e empresariais.

O Contábil 2021 | Esse é um website do Grupo Azarod


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocontabi/public_html/wp-includes/functions.php on line 4979

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocontabi/public_html/wp-includes/functions.php on line 4979