Vamos falar sobre como evitar dívidas? 5 dicas sobre o assunto

Anúncio Publicitário

Organizar a sua vida financeira pode ser um desafio e muita gente não sabe como evitar dívidas, sempre caindo nas armadilhas do crédito. Pensando nisso, esse artigo vai lhe apontar algumas dicas sobre como evitar dividas para não sair gastando mais do que deveria. 

Uma pequena lista de dicas sobre como evitar dividas

Anúncio Publicitário

Com a atual crise que estamos vivendo, os preços lá em cima por conta inflação e os salários se tornando cada vez menores em comparação as necessidades, acabamos passando por algumas dificuldades, podendo até mesmo nos endividarmos. Então confira nossa pequena lista de dicas de como evitar dividas.

1 – Racionalizar e organizar

Anúncio Publicitário

Com uma economia cada vez mais instável e aumento dos mais diversos preços, a vida no Brasil não está fácil e por isso muitas pessoas estão caindo em dívidas bem grandes, cujos efeitos a longo prazo podem levar qualquer um à falência total. 

Na vida pessoal ou dentro do seu negócio, é sempre importante abordar as coisas de uma forma racional, ignorando as altas doses de sentimentalismo e tendo um plano de negócios claro, apesar de algumas simplicidades. 

como evitar dívidas
Foto Reprodução: IQ Contas

Cortar gastos desnecessários e reorganizar as suas finanças, colocando tudo na ponta do lápis, também é um excelente caminho para uma vida melhor, garantindo maior facilidade na hora de pagar as suas dívidas e prevenindo a chegada de outras. 

2 – Fale com a sua família

Anúncio Publicitário

Para começar, não esconda o jogo da sua família, pensando estar carregando os fardos para eles e com isso, sendo uma pessoa melhor. Isso só vai lhe fazer mal e trazer ainda mais problemas. Se você não soube como evitar dívidas, peça ajuda. Essa batalha não precisa ser lutada sozinha.

Agora, antes mesmo das dívidas, converse com a sua família e apresente a realidade financeira em que vocês se encontram. Faça-os entender algumas coisas e não os trate como meros vilões, prontos para acabar com seu planejamento. 

Confiança é a palavra chave e deve ajudar bastante na hora de reorganizar todo o seu modo de vida. Expanda essas dicas para fora do campo familiar, explicando sua situação para amigos e conhecidos. Muitas vezes, a gentileza vem de locais inesperados e eles podem dar ótimas dicas.

como evitar dívidas
Foto Reprodução: Blog Guiabolso

3 – Corte gastos fúteis 

Anúncio Publicitário

Outra dica legal sobre como evitar dívidas é cortar alguns gastos desnecessários e focar nas reais necessidades, como alimentação, educação e moradia. O básico muitas vezes já é suficiente e deve ser sempre a prioridade dos seus gastos. 

Tudo aquilo que é fútil e supérfluo pode ser negociado dentro do núcleo familiar e trocado por algo mais importante. Fique atento também à diferença entre necessidades momentâneas e as necessidades de longo prazo. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do mundo financeiro? Não consegue se atualizar? Confira os artigos do Financeiro Digital e esqueça desses problemas! Clique aqui e para começar, entenda o ataque chines ao Bitcoin que deu o que falar na última semana!

4 – O Crédito é uma ferramenta importante, mas não abuse 

Anúncio Publicitário

Lembre-se: as compras via crédito são ótimas e podem ajudar bastante na hora de comprar grandes itens, como eletrodomésticos e mobília, mas não abuse. Um dos passos fundamentais em como evitar dívidas é o planejamento inteligente, então compre apenas o necessário, sem exagerar. 

como evitar dívidas
Foto Reprodução: Migalhas

5 – Busque novas fontes de renda

Anúncio Publicitário

Se as contas não estão fechando no fim do mês, considere buscar novas fontes de renda, como a venda de objetos que você não utiliza mais, “bicos” de uber ou até vendas por Instagram, de alimentos ou artesanato no geral. 

Então ao pensar sobre como evitar dividas, use a criatividade e não tenha medo de inovar, mesmo que seja em uma área que você não conhece tanto. Essas formas alternativas de renda podem realmente melhorar o quadro financeiro da sua família e retirar algumas dores de cabeça. 

Gostou do artigo? Nos conte mais!

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário e compartilhe algumas outras dicas para ajudar nessa tarefa tão difícil! Entendeu como evitar dívidas e ter uma vida financeira muito mais organizada? Esperamos que sim e lembre-se: apesar de ser difícil, nada é impossível! 

Ainda sobre finanças, clique aqui e entenda como abrir uma conta em euros, essencial para quem quer adentrar o mundo dos negócios de uma maneira muito mais profissional.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
ocontabil

O Contábil é um blog do Grupo Azarod focado em dicas pessoais e empresariais.

O Contábil 2021 | Esse é um website do Grupo Azarod