• Início
  • Notícias
  • Banco Central confirma o adiamento da segunda fase do Open Banking para 13 de agosto

Banco Central confirma o adiamento da segunda fase do Open Banking para 13 de agosto

Anúncio Publicitário

Depois de bastante ansiedade no mundo da tecnologia e dos negócios em geral, o Banco Central confirmou o adiamento da segunda fase do open banking. Saiba mais sobre essa notícia que abalou o mundo do negócios.

O adiamento

Anúncio Publicitário

Nesta quarta-feira (14), o Banco Central anunciou que o início da segunda fase do Open Banking foi adiado para 13 de agosto. A data inicial era 15 de julho, mas algumas mudanças ocorreram no calendário oficial da instituição. 

Nesta segunda fase, agora adiada, os clientes teriam seus dados cadastrais e transacionais compartilhados, a partir de um consentimento prévio, como é a regra dentro do processo. O adiamento surpreendeu alguns clientes. 

banco central confirma o adiamento da segunda fase do open banking para 13 de agosto
Foto Reprodução: Computerworld.

Os motivos

Anúncio Publicitário

O Banco Central confirmou o adiamento da segunda fase do Open Banking, mas o cronograma das outras fases segue normal. Entenda mais sobre a situação.

De acordo com uma nota oficial do Banco Central, os motivos por trás do adiamento da segunda fase do Open Banking estão relacionados com um pedido das próprias instituições financeiras participantes. Elas ainda estão finalizando alguns testes para implementação de tecnologias. 

Dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs, o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do projeto.”, diz uma nota oficial. 

banco central confirma o adiamento da segunda fase do open banking para 13 de agosto
Foto Reprodução: Trabalhar Online

Do que se trata o adiamento da segunda fase do open banking?

Anúncio Publicitário

Afinal, o que é o Open Banking? E como ele influencia seus negócios? Trata-se de um inovador sistema que compartilha dados, serviços e informações financeiras por clientes bancários em plataformas tecnológicas, para então garantir melhores prazos, taxas e serviços. 

Com isso, esse serviço é uma das grandes apostas do Banco Central no ramo da tecnologia, integrando contas digitais aos melhores sistemas disponíveis no mercado. 

Saindo um pouco do tema, está pensando em criar uma conta internacional, mas não sabe por onde começar? Clique aqui e fique por dentro de todo o mecanismo, é mais simples do que parece e pode te ajudar bastante na hora de compreender.

Após esse adiamento da segunda fase do open banking para agosto, é fundamental entender como esse sistema do BC traz uma maior competição no sistema financeiro e gerando a oferta de melhores opções.

banco central confirma o adiamento da segunda fase do open banking para 13 de agosto
Foto Reprodução: IESCAMP

Primeira e Terceira fases continuam?

Anúncio Publicitário

Com o adiamento da segunda fase do Open Banking, as outras fases passaram por algumas mudanças? Não, elas continuam normais e irão seguir assim. A primeira ocorreu em fevereiro de 2021 e a terceira deve ocorrer no dia 30 de agosto. 

Após o dia 30, o processo terá início e o compartilhamento de transações de pagamento entre as instituições presentes começará de vez. As operações de crédito também terão início, juntamente com as instituições atuantes. 

Gostou do artigo? Te ajudamos com o adiamento da segunda fase do open banking?

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário e nos conte mais sobre sua relação com o Open Banking e as funcionalidades do Banco Central. Acredite, isto lhe ajudará bastante na hora de empreender e pode mudar a sua relação com as especificidades da sua conta bancária. 

O adiamento da segunda fase do open banking não é motivo para pânico e seguindo alguns dos guias aqui do site, você estará no caminho certo do empreendedorismo brasileiro! Pode confiar! 

O texto te ajudou a entender os motivos por trás do adiamento da segunda fase do open banking? Esperamos que sim. Caso ainda tenha alguma dúvida, use a aba dos comentários e converse com os outros leitores. Isto pode ser uma excelente forma de cortar algumas dúvidas cruéis. 


Para finalizar, separamos um guia de como empreender no Brasil, feito aqui mesmo no nosso site e ideal para quem está começando agora a entrar nesse mundo dos negócios. Clique aqui e entenda mais.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
ocontabil

O Contábil é um blog do Grupo Azarod focado em dicas pessoais e empresariais.

O Contábil 2021 | Esse é um website do Grupo Azarod