4 erros comuns de pequenos empreendedores para evitar

Anúncio Publicitário

Muitos pequenos empreendedores sonham em abrir sua própria empresa, e, quando o fazem, se deparam com um mundo novo e cheio de regras difíceis de serem seguidas.

E isso, infelizmente, pode acabar levando muitos a cometerem pequenos eros, que podem causar um grande prejuízo ou dificuldade no futuro. O que não é algo muito agradável.

Por isso, separamos alguns erros comuns entre os pequenos empreendedores, mas que você deve buscar evitar para não ter problemas no futuro.

Custos do projeto

Anúncio Publicitário

Muitas pessoas que entram para esse mundo simplesmente acham que não é tão necessário analisar os custos de um projeto. Seja por achar que o dinheiro será suficiente ou qualquer outra coisa, e isso é um grande erro.

Antes de um projeto ser começado, os pequenos empreendedores devem analisar cada gasto que possa surgir por através dele, como custos com os funcionários, materiais, imprevistos, tributações e outras coisas.

E isso não é somente por o dinheiro poder ser pouco e você não conseguir realizar o projeto, mas também para saber se ele irá gerar algum lucro ou não. Afinal, tendo uma previsão dos gastos e do que pode entrar, você terá uma noção melhor para saber se o risco vale a pena ou não.

Pequenas transações

Anúncio Publicitário

Outro problema comum entre os pequenos empreendedores está em não anotar as pequenas transações. Muitos acreditam ser um trabalho desnecessário, e que não haverá tanta diferença no fim.

Contudo, mesmo que os gastos sejam pequenos, se eles forem contínuos, ao longo do tempo farão uma grande diferença, e você pode acabar sem dinheiro suficiente para lidar com eles.

Por isso, anote e planeje tudo que entra e sai de sua empresa. Mesmo que seja algo pequeno e que pareça irrelevante, quando somado a outros gastos de mesmo porte, pode lhe dar um grande susto ao fim do projeto.

Não consultar o contador

Anúncio Publicitário

Ter um contador é extremamente necessário para qualquer empresa. Afinal, todos os assuntos relacionados ao caixa de uma empresa são extremamente complexos, e um profissional não pode ser descartado para isso.

E esse é um erro que muitos pequenos empreendedores cometem. Seja para economizar com o profissional ou qualquer outra coisa, muitos acabam não contando os contadores quando precisam, e isso é um grande erro.

Uma simples escolha errada para a escolha do regime tributário já pode ser devastadora para a sua empresa. Então é melhor gastar um pouco mais com um bom profissional, do que perder muito dinheiro por não cumprir prazos, coletas, ou tomar uma decisão errada.

Mudanças no cadastro da empresa

Anúncio Publicitário

Outro grande erro que os pequenos empreendedores cometem é não atualizar o cadastro da empresa quando acontece alguma mudança.

Muitos acreditam que pequenas mudanças não geram nenhum problema, e não precisam ser avisadas imediatamente aos órgãos responsáveis. E muitas vezes realmente parece não importar.

Contudo, quando você deixa de atualizar o cadastro de sua empresa, algumas coisas ruins podem acontecer. Como, por exemplo, você ser multado por uma inconsistência fiscal.

E, convenhamos, você não quer ter que pagar uma alta multa por algo que poderia ser resolvido rapidamente através de um site, e ter um grande prejuízo ao fim do mês.

Você sabia desses erros dos pequenos empreendedores?

Anúncio Publicitário

Conte para nós através do comentário, e diga também se nossa matéria lhe ajudou a evitar algum desses infortúnios em sua própria empresa.

Também não deixe de falar sobre a sua experiência de pequeno empreendedor, afinal isso poderá ajudar outros usuários do site que buscam ter uma pequena empresa.

Por fim, não deixe de conferir nossas outras matérias que podem ajudar a sua empresa (como por exemplo essa sobre como desenquadrar uma empresa do tipo MEI), ou fazê-lo ter uma vida financeira mais saudável.

Anúncio Publicitário
Anúncio Publicitário
ocontabil

O Contábil é um blog do Grupo Azarod focado em dicas pessoais e empresariais.

O Contábil 2021 | Esse é um website do Grupo Azarod